A partir de segunda-feira (21), o Procon de São José dos Campos intensificará a fiscalização junto a estabelecimentos comerciais, físicos e virtuais (sites de venda), em razão dos descontos e ofertas da Black Friday, que devem aumentar com a proximidade do dia 25 (sexta-feira).
A intenção é fazer um comparativo com os preços praticados no dia da Black Friday, a fim de identificar possíveis propagandas enganosas ou que não estejam claras para o consumidor.
Caso seja confirmado que não há, de fato, desconto no preço da mercadoria, o comerciante será notificado, podendo ser multado se houver reincidência da irregularidade.
O consumidor também está sendo orientado pelo Procon para os descontos e promoções oferecidas nesta época do ano. Desde o início do mês o órgão vem distribuindo um folheto com uma série de recomendações, prática que será reforçada na próxima semana, junto aos pontos de maior concentração de consumidores.
Números
No ano passado, nesta época, o Procon fiscalizou 105 lojas, das quais 30 eram site de vendas. Em novembro o órgão registrou 54 reclamações por propaganda enganosa sobre a Black Friday.
Os consumidores que se sentirem lesados em alguma relação de consumo podem procurar o Procon pessoalmente ou ligar para os telefones 151 ou 3909-1440 para registrarem suas reclamações.
Procon de SJC
Rua Paulo Setúbal, 220 – Jardim São Dimas
151 ou (12) 3909-1440
procon.sjc.sp.gov.br
A intenção é fazer um comparativo com os preços praticados no dia da Black Friday, a fim de identificar possíveis propagandas enganosas ou que não estejam claras para o consumidor.
Caso seja confirmado que não há, de fato, desconto no preço da mercadoria, o comerciante será notificado, podendo ser multado se houver reincidência da irregularidade.
O consumidor também está sendo orientado pelo Procon para os descontos e promoções oferecidas nesta época do ano. Desde o início do mês o órgão vem distribuindo um folheto com uma série de recomendações, prática que será reforçada na próxima semana, junto aos pontos de maior concentração de consumidores.
Números
No ano passado, nesta época, o Procon fiscalizou 105 lojas, das quais 30 eram site de vendas. Em novembro o órgão registrou 54 reclamações por propaganda enganosa sobre a Black Friday.
Os consumidores que se sentirem lesados em alguma relação de consumo podem procurar o Procon pessoalmente ou ligar para os telefones 151 ou 3909-1440 para registrarem suas reclamações.
Procon de SJC
Rua Paulo Setúbal, 220 – Jardim São Dimas
151 ou (12) 3909-1440
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