Neste sábado (21), a Prefeitura de São José dos Campos realiza a Operação Casa Limpa na região sul. Das 7h às 12h, caminhões da Prefeitura vão percorrer bairros para recolher objetos que possam servir de criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.
Serão visitados: Jardim dos Bandeirantes, Conjunto Habitacional Dom Pedro I, Conjunto 6 Residencial Elmano Ferreira Veloso, Jardim Nova República, Jardim Santa Edwiges, Jardim Imperial e Jardim Colonial.
Os moradores devem deixar em frente das residências itens como latas, potes, pneus, garrafas, lonas, vasos sanitários, baldes, tambores, piscinas desmontáveis e outros recipientes. Móveis, madeiras e restos de construção devem ser descartados nos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs).
Nas 6 edições já realizadas este ano, cerca de 5 toneladas de materiais foram retiradas.
Enfrentamento
Com base nos dados da Avaliação de Densidade Larvária (ADL), a Prefeitura avalia e ajusta as medidas adotadas, redirecionando ações conforme a necessidade de cada região.
Além da programação diária e da Operação Casa Limpa, o combate à dengue é intensificado com uso de ovitrampas, drones, carro antidengue e utilização de tablets pelos Agentes de Combate às Endemias (ACEs).
Os dias mais quentes e chuvosos do verão são propícios para proliferação das larvas. Por isso, é fundamental que os moradores redobrem os cuidados dentro de casa, como evitar o uso de pratinhos embaixo das plantas e manter bem tampados os reservatórios e caixas-d'água, e sejam cordiais com os agentes, deixando-os entrar para verificar os possíveis criadouros. Eles estão atuando para garantir a saúde de todos.
Em caso de dúvidas sobre a identificação, os profissionais estão sempre uniformizados e com crachá da Prefeitura. Os registros também podem ser consultados online, a partir do nome ou matrícula.
Confira mais informações sobre a campanha e ao identificar qualquer possível foco do mosquito, entre em contato pela Central 156 (telefone, site e aplicativo).