MENU
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/252540/slider/c3e895efb90043286aac35cf6a8e2c26.jpg
Governo de SP abre inscrições para projeto que leva público 60+ para destinos turísticos
Publicado em 14/01/2026 05:00 • Atualizado 14/01/2026 05:45
GERAL
No lançamento do projeto do projeto, o roteiro oferecido será para as cidades de Praia Grande, Ubatuba, Serra Negra, Aparecida e Cunha Foto: Freepik

Até junho, viajantes acima de 60 anos poderão conhecer gratuitamente a capital, o litoral e interior de São Paulo, em iniciativa da Setur-SP, da Alesp e de municípios turísticos. 

O Governo de São Paulo está com inscrições abertas para os interessados em participar do projeto Turismo60+, que leva o público acima de 60 anos a visitar, (39) gratuitamente, a capital paulista e outros destinos turísticos do interior e do litoral de São Paulo. As inscrições estão disponíveis pelo link: https://www.turismo60sp.com.br/

No lançamento do projeto, serão contemplados na etapa inicial os seguintes destinos: Praia Grande, Ubatuba, Serra Negra, Aparecida e Cunha, que farão parte dos roteiros a serem oferecidos. O objetivo do Turismo60+ é destacar o setor turístico do Estado, valorizando a história, a cultura, a natureza e os patrimônios paulistas, ao mesmo tempo em que promove a inclusão de pessoas com mais de 60 anos. A proposta é que até 3 mil pessoas idosas sejam contemplados com os roteiros até junho de 2026.

As viagens têm serviços inclusos de alimentação, hospedagem, passeios, seguro-viagem, guia de turismo e kit viagem (camiseta, garrafinha d’água e viseira) para grupos formados por no mínimo 30 pessoas, principalmente para aquelas não tiveram oportunidade de viajar pelo Estado de São Paulo.

Em dezembro de 2025, na primeira etapa de viagens realizada, 203 viajantes vindos de Tabapuã, Santa Lúcia, Presidente Epitácio e Estiva Gerbi e da capital paulista chegaram a conhecer destinos turísticos paulistas como Águas de Lindóia, Serra Negra, Mongaguá e Socorro.

 

Quem pode solicitar os passeios?

Prefeituras municipais e organizações sociais são responsáveis pelas inscrições e poderão organizar grupos compostos por pessoas idosas, não sendo atendidas as solicitações (146) individualizadas de pessoas físicas. Os grupos devem ter de 25 a 45 pessoas, sendo obrigatório o acompanhamento de responsável do grupo durante a viagem. Até 20% do grupo pode ser formado por responsáveis pelo grupo. Em tempo: o transporte dos visitantes deverá ser oferecido pelos municípios ou pelos próprios grupos participantes. Para se cadastrar no Turismo60+, os interessados devem procurar a prefeitura local.

 

Geração Prateada

No Brasil, os 60+ já são 15% dos turistas domésticos e 10% dos internacionais, uma população que deve dobrar até 2050, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). O mercado voltado para esse público movimenta US$ 15 trilhões por ano no mundo. Até 2030, a população idosa, que faz até três viagens por ano, deverá ultrapassar a geração jovem.

Comentários