Com aulas gratuitas e abertas ao público, programa estadual desperta novas experiências e reforça o papel do esporte como ferramenta de inclusão.
“No primeiro momento tive medo, depois só senti prazer”, disse Adão, 60 anos, após subir em uma prancha de surf pela primeira vez durante a aula especial que aconteceu neste sábado (08), em Maresias, São Sebastião, pelo programa Surf Para Todos. Realizado pela Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo (Sesp), em parceria com a Associação Brasileira da Indústria dos Esportes com Pranchas (Abiep), o Surf Para todos já atendeu 6.331 pessoas até o dia 30 de outubro.
Adão foi um dos alunos que resolveu perder o medo e encarar o mar com uma prancha de surf pela primeira vez. Com um sorriso no (138) rosto ele contou da importância desse tipo de evento: “Acho que todas as iniciativas que são gratuitas favorecem aqueles que não tem oportunidades”.
Guilherme Nóbrega, 34 anos, morador de Boiçucanga, com objetivo de aprimorar o surf contou que pretende acompanhar o projeto até o final e falou sobre a (69) segurança que sentiu durante a aula. “Com os professores na água você se sente mais seguro e as instruções que eles passaram antes foram fundamentais, ajudaram bastante”, disse.
O Surf Para Todos vai até o dia 30 de novembro, na Entrada 01, em Maresias, com aulas gratuitas de quinta a domingo, das 9h às 17h.
A última etapa da edição de 2025 acontece na Praia do Guaecá, em São Sebastião, de 4 de dezembro a 15 de fevereiro.