Radio A Voz do Vale SJC
  • Noticias
  • Publieditorial
  • Aniversariantes do Mês
  • Programação
  • Contato
  • Painel

​Aperte o Play e Ouça a Rádio A Voz do Vale

Baixe Nosso Novo Aplicativo!

Fotografia
Fotografia
Fotografia
Fotografia
Fotografia

PROCON - As dificuldades das Pessoas com Deficiência na hora de consumir

24/9/2024

 
Fotografia
Enquete do Procon-SP revela que este grupo de consumidores ainda tem problemas para fazer compras tanto no comércio físico como no on-line
​Enquete do Procon-SP revela que este grupo de consumidores ainda tem problemas para fazer compras tanto no comércio físico como no on-line; resultados indicam que os fornecedores precisam investir mais em adequação e acessibilidade. 

Uma consulta feita pela Fundação Procon-SP entre consumidores que acessaram seu site, revela que pessoas com deficiência ainda encontram dificuldades para ter seus direitos respeitados no mercado de consumo. Do total de participantes da consulta, 92% (e conquista) informaram que encontram dificuldades para comprar ou utilizar produtos e serviços em estabelecimentos físicos (47% sempre e 44% às vezes); entre os consumidores que compram de forma on-line, 69% consideram que há dificuldades – 17% sempre e 52% às vezes.

Somente 8% disseram nunca ter enfrentado dificuldades nas compras em lojas físicas; no caso dos que afirmam fazer compras on-line, 31% informaram nunca ter problemas.

O questionário da enquete foi disponibilizado no site e nas redes sociais do Procon-SP de 22 de julho a 20 de agosto e contou com a colaboração da Secretaria de Estado da Pessoa com Deficiência. Um total de 457 consumidores com deficiência responderam.
Veja o relatório completo aqui 

Boa parte dos respondentes afirmou que a deficiência já o impediu de comprar algum produto ou serviço – este percentual foi de 74% nas lojas físicas e de 67% nas virtuais. Presencialmente, os consumidores disseram ter encontrado mais dificuldades na hora de comprar em lojas em geral, supermercados, transportes, restaurantes/bares/casas noturnas/lanchonetes e bancos/financeiras.

Já nas compras on-line, todas as categorias de site apresentadas foram apontadas, sendo as três mais mencionadas: loja de variedades, supermercado e estabelecimento de serviços em geral; dentre as dificuldades mais relatadas: site não acessível, fazer cadastro e/ou validar senhas / acessos e saber a data de validade dos produtos.

Estes resultados indicam que ainda há muito a fazer para que o setor de varejo atenda de forma ampla ao Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015) – que tem como objetivo assegurar e promover os direitos das pessoas com deficiência física, mental ou sensorial, visando a sua inclusão social e cidadania –; e à Lei Federal 8.078/90, o Código de Defesa do Consumidor.

Para o Procon-SP é essencial que haja investimento em treinamento de pessoal que trabalhe diretamente no atendimento aos clientes, inclusive os do SAC; em formas para que este público seja devidamente identificado e atendido, além de investimentos em tecnologia para aprimorar e garantir a acessibilidade dos consumidores com deficiência. Isso, também na produção das embalagens dos produtos e na adequação dos sites que vendem on-line.

Dificuldades e setores mais apontados em 2024
Os problemas citados no caso das lojas físicas foram: acesso e circulação no local (barreiras arquitetônicas e obstáculos, falta de sinalização, portas e elevadores inadequados, ausência de banheiro acessível); falta de preparo dos atendentes; dificuldades para ter acesso aos produtos e ofertas; saber o preço e condições de pagamento; com as embalagens; para obter ou preencher documentos e efetuar pagamentos.

No comércio on-line, as principais dificuldades apontadas foram: site não acessível; dificuldade com cadastro ou senha; saber a data de validade; encontrar os produtos; saber o preço e condições de pagamento; realizar pagamentos.

No caso das compras presenciais, os cinco setores mais apontados pelos entrevistados foram: loja em geral; supermercado; transporte; restaurante/bar/casa noturna/lanchonete; e banco/financeira. Já os segmentos indicados pelos consumidores que disseram ter dificuldades nas compras online foram: loja de variedades; supermercado; estabelecimento de serviços em geral; serviço público; farmácia/drogaria; e banco.

Recomendações
Com o objetivo de adequar continuamente as condições de acessibilidade para as pessoas com deficiência em suas relações de consumo, os especialistas da Fundação Procon-SP têm algumas recomendações importantes:

Observar as barreiras arquitetônicas e obstáculos físicos, de uma forma geral, nos locais onde os consumidores com deficiência necessitem realizar suas compras de forma presencial, o que inclui sinalização adequada, banheiros acessíveis, portas e elevadores com dimensões apropriadas, etc.;
Investir em treinamento de pessoal e em tecnologia para aprimorar e garantir a acessibilidade dos consumidores com deficiência, incluindo as embalagens dos produtos, adotando ferramentas de acesso nos sites que vendem on-line.

    SAO JOSE DOS CAMPOS WEATHER


    Ouça rádios online no seu celular ou tablet. Disponível para Android e iOS.
TELEFONES
​(12) 3941-8655 / 3913-2313
WHATSAPP
(12) 99673-7655
E-MAIL
avozdovale105.9@gmail.com

Rádio A Voz do Vale

São José dos Campos / São Paulo / Brasil​

Fotografia